domingo, 14 de setembro de 2008

Saiba um pouco mais sobre Raiz,Caule e Folha.
RAIZ...
Tem como função absorver e fixar. Possui regiões definidas: coifa (protege a ponta da raiz), zona meristemática (indiferenciada), zona de alongamento (onde as células estão crescendo e se diferenciando), zona pilífera (possui pêlos absorventes de água) e zona das ramificações (onde partem raízes secundárias). Tipos de sistemas radiculares:- Axial ou pivotante – típica de dicotiledôneas, possui uma raiz primária e diversas ramificações. Ex: feijão, abacateiros,...- Fasciculada – típica de monocotiledôneas, possui diversas raízes saindo do mesmo ponto, com aspecto de emaranhado. Ex: milho- Adventícias: são de suporte, partem do caule. Comum em mangues. Ex: milho.- Tuberosas: atuam como órgãos de reserva. Ex: beterraba, cenoura.- Respiratórias ou pneumatóforos: em solos pobres em oxigênio ou ambientes aquáticos, são adaptadas para captar oxigênio. - Sugadoras: adaptadas para sugar seiva de outros vegetais.
CAULE...
Tem função de sustentação e conexão entre raízes e parte aérea, pode realizar reservas de substâncias e energia e pode ser fotossintético também. Possui estruturas próprias, como:- Nós = região de inserção das folhas e gemas laterais.- Entrenós = região entre os nós.- Gemas apicais = região meristemática na ponta do caule- Gemas laterais = regiões meristemáticas localizadas nos nós responsáveis pelo brotamento de novos ramos, folhas ou flores. Tipos de caules:- Haste: verde, delicado, realiza fotossíntese. Ex: margarida.- Tronco: lenhoso e capaz de maior sustentação. Ex: mangueira.- Colmo: nós e entrenós bem visíveis, possui a bainha das folhas recobrindo os entrenós e folhas ao longo do caule. Ex: milho, bambu.- Estipe: nós e entrenós bem visíveis, mas com folhas apenas no ápice do caule. Ex: coqueiro.- Tubérculo: reserva. Exemplo: batata. Difere das raízes tuderosas por ser adaptação do caule. Podemos observar ao ver as gemas laterais (característica de caule) nas batatas. - Rizoma: se desenvolvem no solo, paralelamente. Ex: samambaia, bananeira.- Bulbo: estrutura complexa formada por uma caule e folhas modificadas. Exemplo: alho e cebola. O caule equivale ao prato, região basal. Os dentes do alho e a cebola são folhas modificadas, chamadas catáfilos.- Caule aquático: encontra-se submerso em água. exemplo: vitória-régia.
FOLHA...
Absorve gases e luz solar, realiza a fotossíntese, libera produtos da fotossíntese. Às vezes pode realizar o papel de pétalas (brácteas), sendo colorida e atraindo agentes polinizadores. Pode também estar modificada em espinho, como maneira de diminuir a sua superfície e evitar a perda de água por transpiração.É o caso dos cactos. É formada por um limbo, ou lâmina, um pecíolo, que é a haste que a sustenta, e uma bainha, a base que envolve o caule. Podemos observar padrões diferentes na organização das nervuras, que são os feixes vasculares realizando o transporte de seiva nas folhas. Aquelas com um padrão paralelo de nervuras são tipicamente monocotiledôneas. Já os padrões ramificados de nervuras são típicos de dicotiledôneas.



6 comentários:

Jéssica Passos disse...

Muito legal o que vc esta fazendo!
me ajudou bastante no meu trabalho de Biologia, porque estava difícil de achar viu?
waleuuu!!

leo ;) XD disse...

valeu vc me ajudou de mais gata valeu
;)

ingrid disse...

esse site e uma MERDA quais chora em kkkkkk
esse site e d mais cara me ajudou muito vlw fofa

demerson disse...

mt bom

demerson disse...

vc TAB eUMA GATA MAT GATA VLW

Unknown disse...

mt e otimo site